Avenida João Palácio, 300 - Torre A, Sala 310 — Eurico Salles Serra/ES — CEP: 29160-161

Notícias

As quatro estações da Liderança

Mesmo que seus esforços não tragam resultados visíveis, continue semeando. Seu investimento será retribuído na estação e no momento certos.

A história humana é uma série de ciclos repetidos. A liderança, assim como o resto de nossas relações, é dotada de caráter cíclico. Entender as diferentes estações de liderança pode ajudar você a manter-se concentrado e fazer as transições necessárias para obter os resultados que deseja durante o ano.

O ciclo de Liderança se relaciona com as estações de Liderança.

O Ciclo de Liderança

Primavera – Consciência de Liderança

A Primavera da Liderança é a estação de novos começos e novo crescimento. É a hora de plantar as sementes. É cheia de grandes expectativas; uma promessa de milagre. Ela significa a Consciência de Liderança: transição para uma nova posição. A primavera também vem com ideias frescas, projetos e a disposição para enfrentar novos desafios. Nessa estação de Liderança, estamos animados e otimistas, nossos planos parecem ser alcançáveis. Durante a primavera estamos fortes e confiantes, resilientes e seguindo em frente. É o estágio sem culpa em que sonhamos com o 'felizes para sempre' ou com salvar o dia. Isso vai de encontro, geralmente, com a mínima resistência dos seguidores. Você parece ter todas as soluções e segurar a chave que falta. É muito importante puxar as rédeas nesse estágio – retirar os obstáculos e ter as pessoas certas na sua equipe.

"De uma pequena semente um poderoso tronco poderá nascer" ~Ésquilo

Verão – Desenvolvimento de Liderança

É a estação de mais atividades, marcada com surpreendentes revelações à medida em que o calor aumenta. O líder é cotado para entregar resultados, apresentar crescimento em relação ao ponto de partida. Há muita pressão para alcançar os objetivos. Sua resiliência será testada. Os dias são de fato mais longos e as noites mais curtas. A sensação de peso da responsabilidade começa a aumentar. Falhas nos planos começam a aparecer e o conflito aumenta. Isso pode significar a necessidade de revisar planos e dividir os objetivos em resultados menores e mais realistas.

Essa é a estação para alimentar seu investimento. Seu esforço durante o verão é o indicador principal do que você colherá no outono. É necessário colocar mais ênfase na formação de equipes. Não espere colher uma equipe de alta performance e uma cultura sólida se você não semeou diligentemente. Essa é a hora de investir em outros e trabalhar duro para cultivar sua equipe. É necessário regar (coaching), colocar no sol (visão), cuidar (orientação) e alimentar (comunicação) para formar uma estrutura e fundação de raízes fortes para crescimento contínuo.

"O verão é sempre melhor do que poderia ser" ~Charles Bowden

Outono – Maturidade da Liderança

O outono da liderança envolve resfriamento e acomodação. A energia do verão começa a desaparecer. O outono traz a colheita e um banho de realidade. Tem a ver com desempenho. O trabalho duro e a estrada do verão levam à colheita – pode ser abaixo da média, na média, ou acima das expectativas – e de muitas formas os resultados irão refletir as estratégias empregadas no verão. Você será responsável pelos resultados e terá que prestar contas por suas ações.

No outono coletamos os resultados e começamos a nos perguntar se a colheita foi o que esperávamos, ou até mesmo o que precisávamos.

A preparação para o inverno começa. Isso significa analisar resultados. Faça as seguintes perguntas:

‣ O que podemos começar a fazer para melhorar nossos serviços, produto ou empresa?
‣ O que funcionou para nós e que devemos continuar fazendo?
‣ O que não acrescentou valor para nós e que podemos parar de fazer?

"O outono carrega mais ouro em seus bolsos do que as outras estações" ~Jim Bishop

Inverno – Reinvenção e Declínio da Liderança

Seu inverno pode ser curto ou longo, dependendo do quanto você tenha trabalhado duro durante a primavera. O inverno é uma época para reflexão – para parar, refrescar, reformar e renovar. Tome cuidado com nevascas ocasionais. É uma época de dormência e de reposição; entretanto, envolve planejamento para o próximo ano ao analisar a "colheita" do outono. Você e sua equipe tiveram o desempenho planejado? O reconhecimento é o segredo para esse estágio. Invista em preencher todos os espaços – trabalhe em si e em sua equipe. No inverno, devemos também garantir o planejamento e a preparação para a próxima estação de crescimento.

"Descanse; um campo descansado dá uma colheita abundante" ~Ovídio

A Lei da Colheita – Mesmo que seus esforços nem sempre tragam resultados visíveis, continue semeando. Seu investimento será retribuído na estação e no momento certos. Os tempos estão mudando, mas há um fato sobre a vida e a Liderança que é inevitável: você colhe o que planta.

Todos os direitos reservados | © 2024 | CONTARES | Política de Privacidade
desenvolvido por