• 27 3533-9074
Avenida Desembargador Dermeval Lyrio, 75 - Sala 204 — Mata da Praia Vitória/ES — CEP: 29065-340

Notícias

Como manter colaboradores engajados

Existe um modismo que a melhor maneira de engajar colaboradores é mantê-los motivados no ambiente de trabalho, mas a tal motivação é algo que ninguém consegue criar por ser individual. Todos temos nossas motivações naturais. Salário, benefícios,

Existe um modismo que a melhor maneira de engajar colaboradores é mantê-los motivados no ambiente de trabalho, mas a tal motivação é algo que ninguém consegue criar por ser individual. Todos temos nossas motivações naturais. Salário, benefícios, desemprego, família, são algum motivadores que possuímos naturalmente e deveriam ser suficientes para despertar a vontade de produzir com qualidade.

Mas, a verdadeira e única forma de manter seus colaboradores engajados é permitir que todos se sintam parte das soluções e entendam que seu trabalho – independente da função – é um elo importante para o resultado do negócio.

Quando contratamos um novo colaborador, criamos um ambiente de festa pela sua chegada. Muitas empresas possuem Kit de boas-vindas, todos são receptivos, há uma supervisão próxima que acompanha os seus primeiros passos dentro da empresa, fala-se sobre a grandeza da empresa e seus produtos e serviços e todo o ambiente é contagiante.

Do outro lado, cada novo colaborador sente a alegria de ter conseguido a vaga, está disposto a fazer o melhor, se encanta com o ambiente receptivo e tem alegria de acordar toda a manhã para trabalhar.

O grande problema é que com o passar do tempo todo esse ambiente desaparece em meio a fofocas, liderança fraca, abandono profissional, a quase proibição de opinar ou sugerir algo, falta de perspectiva de desenvolvimento profissional e principalmente, o sentimento de que você é pago apenas para trabalhar e não para dar palpites.

Profissionais de recursos humanos tem papel fundamental na preservação do ambiente inicial onde todos são cativados a pensar e produzir em uma só direção, não permitindo que haja essa gangorra de sentimentos. Precisam reaprender a ouvir, sorrir, desafiar colaboradores a participarem indicando problemas e soluções.

Na maioria das vezes 90% das soluções de problemas estão dentro de casa. Muitos contratam consultorias para apresentarem soluções que os próprios colaboradores já sabiam, mas que ninguém permitiu que apresentasse.

Portanto, a única forma de ter uma equipe coesa, participante, vibrante e com vontade de fazer é engajando todos nos processos internos do negócio. Convoque a equipe apresente as dificuldades e desafie-os a apresentar as soluções. Deixe claro que cada sugestão será avaliada no aspecto tempo, financeiro e de eficácia antes de ser implementada. Premie as melhores sugestões mesmo que não sejam aproveitadas demonstrando que a participação foi bem recebida. Abra um canal de comunicação permanente com seus colaboradores. Monitore e treine as lideranças para que esse processo seja disseminado e mantido dentro do negócio.

Empresas não precisam de colaboradores motivados, mas engajados nos objetivos do negócio, participando ativamente dos processos sentindo-se vivos, de novo, como se tivessem começado ontem na sua empresa.

Todos os direitos reservados | © 2018 | CONTARES
desenvolvido por